segunda-feira, março 22, 2010

Biografias

Falamos de Intertextualidade. Convido você para juntos conhecermos Gabriel, O Pensador e Vinícius de Moraes. Para isso buscaremos a biografia de cada um deles.


Gabriel, O Pensador:

Gabriel, O Pensador, nome artístico de Gabriel Contino, nasceu em berço de ouro no Rio de Janeiro, 04 de março de 1974. Aos 12 anos mudou-se com sua mãe (jornalista Belisa Ribeiro) para São Conrado-RJ. Com o lance da praia e do surfe, fez grandes amizades na Rocinha (favela do Rio de Janeiro). O melhor amigo de Gabriel era negro, com isso ele sentiu na pele o preconceito. Chegando a ser barrado no shopping, ele e o amigo negro, pelos seguranças. Isso gerou uma preocupação social que refletiu nas letras de suas músicas. Um dos maiores nomes do rap e pop brasileiro, Gabriel diferenciou-se de boa parte de seus pares (e chegou a ser criticado por eles), por ser um garoto branco de classe-média. Mas desde o começo fez das letras uma crítica social e moral, como acontece na música rap. Ele aprareceu no fim de 1992, quando ainda era estudante de Comunicação Social na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com a música "Tô Feliz (Matei o Presidente)". O personagem da letra era Fernando Collor de Mello, que tinha acabado de renunciar ao cargo frente a um processo de impeachment (e de quem Belisa, sua mãe, tinha sido assessora). É casado com a atriz e cantora Ana Lima e tem dois filhos, Tom (em homenagem a Tom Jobim) e Davi. E não acaba aqui a história de Gabriel.
Fonte: saiba mais!

Pesquise o restante e conte pra nós; por escrito no seu caderno.


Vinícius de Moraes:

Nasceu no Rio de Janeiro em uma família amante das letras e da música, e seguiu as duas vocações. Ainda no colégio, começou a compor com os amigos Paulo e Haroldo Tapajós, e juntos tocavam em festinhas. Nos anos 30 formou-se em Direito e fez letra para dez músicas que foram gravadas, nove delas parcerias com os irmãos Tapajós. Em 1933 publicou seu primeiro livro de poemas, "O Caminho para a Distância".

Amigo de Oswald de Andrade, Manuel Bandeira e Mário de Andrade, publicou outros livros de poemas nessa década. Passou algum tempo estudando inglês na Universidade de Oxford e, de volta ao Brasil em 1941, foi crítico cinematográfico do jornal "A Manhã".

Dois anos depois foi aprovado para o Itamaraty e seguiu a carreira diplomática. Como diplomata morou nos Estados Unidos, França, Uruguai. Em 1954 inicia-se como teatrólogo, escrevendo a peça "Orfeu da Conceição", que mais tarde virou filme "Orfeu do Carnaval", dirigido pelo francês Marcel Camus. Sua carreira como músico é impulsionada a partir das décadas de 50 e 60, quando conhece alguns de seus parceiros, como Tom Jobim, Antônio Maria, Edu Lobo, Carlos Lyra, Baden Powell. Em 1958 Elizeth Cardoso lança "Canção do Amor Demais", com diversas parcerias Tom/Vinícius: "Luciana", "Estrada Branca", "Chega de Saudade".

O primeiro grande show em que se apresenta, na boate Au Bon Gourmet em 1962, ao lado de Tom Jobim e João Gilberto, o liga permanentemente ao mundo da música popular e aos palcos. Seu elo com a bossa nova é muito importante.
Fonte: saiba mais!

Então amigos - interessante a vida de Vinícius e de Gabriel, mas não para por aí. É preciso que você continue a pesquisa. (No seu caderno - não esqueça).


Um comentário:

Rafael Eduardo disse...

Olha..... não fique brava por eu estar postando em quase todos os seus tópicos aqui no blog.... mas gostaria de dizer que este blog eh muito completo e repleto de informações.
Quando, na minha vida, eu iria imaginar que aqui neste tipo de blog, iria encontrar a biografia do Gabriel e do Vinícius?
Parabéns pelo seu empenho em rechear este blog de informações e divertimentos!

Postar um comentário

Olá! Não tenha vergonha e nem medo. Deixe aqui seu comentário. LEMBRE-SE: escolha a opção "Comentar como: Nome/URL" e então preencha seu nome completo!