segunda-feira, março 22, 2010

Intertextualidade

A intertextualidade é uma forma de diálogo entre textos, que pode se dar de forma implícita ou explícita e em diversos gêneros textuais.

Muitas vezes, o autor parte de uma frase ou de um verso que ocorreu a ele (cf. texto "A última crônica", em que o autor confessa estar sem assunto e tem de escrever. Afirma então: "Sem mais nada para contar, curvo a cabeça e tomo meu café, enquanto o verso do poeta se repete na lembrança: assim eu quereria meu último poema".) Descreve então uma cena passada em um botequim, em que um casal comemora modestamente o aniversário da filha, com um pedaço de bolo, uma coca-cola e três velinhas brancas. O pai parecia satisfeito com o sucesso da celebração, até que fica perturbado por ter sido observado, mas acaba por sustentar a satisfação e se abre num sorriso. O autor termina a crônica, parafraseando o verso de Manuel Bandeira: "Assim eu quereria a minha última crônica: que fosse pura como este sorriso". O verso de Bandeira não pode ser considerado, nessa crônica, um mero pretexto. A intertextualidade desempenha o papel de conferir uma certa "literariedade" à crônica, além de explicar o título e servir de "fecho de ouro" para um texto que se inicia sem um conteúdo previamente escolhido. Não é, contudo, imprescindível à compreensão do texto.

O que me parece importante é que não se encare a intertextualidade apenas como a "identificação" da fonte e, sim, que se procure estudá-la como um enriquecimento da leitura e da produção de textos e, sobretudo, que se tente mostrar a função da sua presença na construção e no sentido do texto.

Trata-se da possibilidade de os textos serem criados a partir de outros textos. As obras de caráter científico remetem explicitamente a autores reconhecidos, garantindo, assim, a veracidade das afirmações. Nossas conversas são entrelaçadas de alusões a inúmeras considerações armazenadas em nossas mentes. O jornal está repleto de referências já supostamente conhecidas pelo leitor. A leitura de um romance, de um conto, novela, enfim, de qualquer obra literária, nos aponta para outras obras, muitas vezes de forma implícita.

A nossa compreensão de textos muito dependerá de nossa experiência de vida, das nossas vivências, das nossas leituras. Determinadas obras só se revelam através do conhecimento de outras. Ao visitar um museu, por exemplo, o nosso conhecimento prévio muito nos auxilia ao nos depararmos com certas obras.

Viram só! A Intertextualidade é uma constante em nossa vida. Nesse Blog é o que trataremos o tempo todo.

2 comentários:

Rafael Eduardo disse...

Não sou da área de letras e infelizmente leio pouco. Mas com as explicações sobre a intertextualidade percebi que sempre estive em contato com ela, mas nunca tinha percebido.
Muito legal mesmo!

Jolite disse...

Que bom que você sentiu isso Rafael, percebo que o blog contém informações claras. Obrigada pela visita.

Postar um comentário

Olá! Não tenha vergonha e nem medo. Deixe aqui seu comentário. LEMBRE-SE: escolha a opção "Comentar como: Nome/URL" e então preencha seu nome completo!