segunda-feira, março 22, 2010

Origem do Rap e da Bossa Nova

A expressão Rap provém da língua inglesa, com o sentido de Rhythm And Poetry - traduzindo, Ritmo e Poesia. Este estilo é assim denominado porque mescla um ritmo intenso com rimas poéticas, integrando o cenário cultural conhecido como Hip Hop. Nascido na Jamaica, ele se transformou em produto comercializável entre os norte-americanos.

O rap desenvolveu-se entre as classes pobres dos EUA, particularmente entre os afro-americanos e os hispânicos, que ansiavam por uma sonoridade que traduzisse seu cotidiano e sua cultura, no início dos anos 70. Na Jamaica, em meados de 60, o rap ganhou impulso com o aparecimento de equipamentos sonoros que eram dispostos ao ar livre nos guetos deste país, dando vida às festas produzidas nas ruas jamaicanas.

Posteriormente os bailes passaram a ter como cenários amplos locais até então usados como depósitos. Estas festas, mais aprimoradas, contavam não só com a presença de um DJ, mas também com a intervenção de um MC ou Mestre de Cerimônias, igualmente denominado "toaster", o qual incitava as pessoas com palavras de ordem rimadas, traduzindo geralmente questões de ordem sócio-política, especialmente temas controvertidos.

Nos primeiros anos da década de 70, uma séria crise social e econômica atingiu a Jamaica, provocando a ida de vários jamaicanos, principalmente os mais jovens, para os EUA. Na bagagem eles traziam esta nova sonoridade, os equipamentos de som e a canção falada. Um deles, o DJ Kool Herc, foi responsável pela inserção em Nova Iorque destes elementos essenciais do rap.

Imediatamente este ritmo, que versava sobre os obstáculos enfrentados pelos miseráveis dos guetos das grandes metrópoles, contagiou a população sofrida dos dubúrbios norte-americanos. As músicas, repletas de gírias dos grupos juvenis formados nestes bairros pobres, unidas às danças urbanas de rua, com suas coreografias velores e acrobacias corporais, passaram a constituir rapidamente o cenário do hip hop norte-americano.

O rap chegou no Brasil em 1980 e rapidamente arrastou uma imensidão de pessoas que se interessaram pelo gênero. Os rappers, como são chamados, se encontravam nos centros da cidade, no início da Rua 24 de Maio. Como o movimento teve um crescimento vertiginoso e com proibição de exibição nas ruas, mudaram para a estação São Bento do metrô, que acabou sendo considerada, com o passar do tempo, o templo do Rap.

As letras do rap traduzem uma ideologia de autoavaliação da juventude negra dos bairros periféricos dos grandes centros urbanos, que denunciam a violência, a exclusão social, o racismo.

Com a adesão da juventude negra ao rap, a indústria fonográfica cresceu com extrema rapidez. O grande número de movimentos de hip hop em São Paulo e no Brasil nos últimos anos resultou numa descentralização de propostas e de temáticas de suas músicas.

Em sua essência, o movimento hip hop não surgiu da mídia. Foi num primeiro momento uma manifestação espontânea de grupos excluídos da sociedade na periferia das grandes cidades e, num segundo, as suas reivindicações políticas, culturais, presentes em suas músicas começam a se inserir nos grandes espaços da mídia, do mundo do disco, do cinema, do teatro, de série televisivas através de um intenso diálogo entre culturas.

O primeiro disco de rap lançado no Brasil, foi em 1987, chamado de "A Ousadia do Rap" que fez pouco sucesso. No ano seguinte foi lançada a coletânea "Hip Hop cultura de rua" cuja vendagem atingiu 25.000 cópias. E, assim, o rap conquistou a juventude, em sua maioria negra, dos bairros periféricos da cidade de São Paulo e de outras cidades do país.
Fonte: saiba mais!



O que é Bossa? Por que Bossa Nova?
Onde, quando e como tudo começou?

A palavra "bossa" era um termo da gíria carioca que no fim dos anos cinquenta, significava "jeito", "maneira", "modo". Quando alguém fazia algo de modo diferente, original, de maneira fácil e simples, dizia-se que esse alguém tinha "bossa". Exemplo: Se o Ricardo desenhava bem, dizia-se que tinha "bossa de arquiteto". Se o Paulo escrevia, redigia bem, tinha "bossa de jornalista". E a expressão "Bossa Nova", surgiu em oposição a tudo o que um grupo de jovens achava superado, velho, arcaico, antigo. Sim, mas o quê era julgado superado e velho na música popular brasileira? "Tudo", dizia a mocidade bronzeada de Copacabana.

A tristeza e melancolia das letras, a repetição dos ritmos "abolerados" e dos "sambas-canção"; era tudo a mesma coisa, não obstante os grandes cantores da época: Nelson Gonçalves, Orlando Silva, Carlos Galhardo. Lindas valsas e serestas? Sim, e daí? Daí é que algo tinha de ser feito.

Diferentes harmonias, poesias mais simples, novos ritmos. Batida como do relógio, do pulso, do coração. E Bossa Nova é batida diferente no violão, letras diferentes. A Bossa Nova não seria melhor nem pior. Seria completamente diferente de tudo, mais intimista, mais refinada, mais alegre, otimista. Diferente. Não começou especificamente num lugar, numa rua, num evento, num festival. A rigor, ela não é nem um gênero musical. É o tratamento que se dá a uma música, em termos de 'batida' e de ritmo.

Iniciou-se em 01 de março de 1958, quando João Gilberto cantou, com a batida de violão diferente, "Chega de Saudade". Depois já no Rio, encontra-se com Menescal e Bôscoli, Nara Leão, Carlos Lyra, e assim numa grande parceria e encontros rotineiros, foram crescendo dentro do novo ritmo. E continuou crescendo o número de adeptos desse novo ritmo.

Dentre os encontros de pessoas importantes para o movimento, o de Tom Jobim e Vinícius de Moraes foi histórico, eles diziam que embora Copacabana era a vitrine da Bossa Nova, mas Ipanema foi o berço, o coração, ou seja, o início de tudo.

Afirma-se ainda que a mudança radical da poesia na MPB começou com Vinícius de Moraes. A mulher traidora, vulgar, vilã e vagabunda cedeu lugar à garota bonita cheia de graça, à mulher amada e linda. A mulher rejuvenesceu. E a dupla Tom e Vinícius universalizou a Bossa Nova.
Fonte01: saiba mais!
Fonte02: saiba mais!



Resumindo Rap e Bossa Nova:

A Bossa Nova era a música feita pela e para a classe média. O Rap pode ser considerado o estilo feito pelo e para o povo da periferia. Em vez de usarem o violão, dentro de um amplo apartamento, para cantar sobre o amor, sorriso e flor, os jovens pobres samplearam as batidas cruas nos seus barracos e casas humildes para denunciar a falta de oportunidade, a violência e outras mazelas que acompanham os menos abastados.

Em São Paulo, 1980 o rock era a música da moda dos mauricinhos. Os jovens da perifieria, porém, renegaram esses rebeldes sem causa e, por meio do hip hop vindo dos Estados Unidos, mostraram sua fúria. Finalmente a população pobre tinha sua voz e o impacto atingiu todo o Brasil.

Tanto o Rap quanto a Bossa Nova, foram revolucionários para a história da música no país. No entanto, por mais que esteticamente a Bossa Nova seja "superior", além de uma criação nacional (apesar da influência jazzística), o Rio de Janeiro do barquinho, da garota de Ipanema e do samba de avião ficaram para trás.

Amplie a sua pesquisa sobre as origens do Rap e Bossa Nova em seu caderno!


Um comentário:

Rafael Eduardo disse...

Nossa.... eu não sabia que as letras RAP tinham um significado.
Realmente, o Rap e a Bossa Nova foram revolucionários para a história
:)

Postar um comentário

Olá! Não tenha vergonha e nem medo. Deixe aqui seu comentário. LEMBRE-SE: escolha a opção "Comentar como: Nome/URL" e então preencha seu nome completo!